segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coloco nesse espaço a crítica ao espetáculo Palavras na brisa noturna publicada na revista online Almanaque Digital.


Direção elegante e refinada

Por Herbert Bastos

Fotos Alvaro Riveros

23/08/2009

Palavras na Brisa Noturna, espetáculo escrito e dirigido por Fábio Portchat, é uma das peças mais delicadas que entram em cartaz este ano. Marcando a estreia do ator como diretor teatral, pode-se dizer que Fábio consegue sensibilizar e emocionar seus espectadores num espetáculo que também marca um novo estilo do trabalho dele como artista de teatro. Quem o conhece como comediante do Stan-up comedy "Comédia em Pé" ou de participações em quadros do programa humorístico Zorra Total, certamente irá se surpreender com o caminho qual Fábio Porchat está seguindo em paralelo ao humor.

O texto da peça foi criado a partir do livro "As Boas Mulheres da China", da autora chinesa Xinran Xue. Fábio selecionou cinco relatos contidos no livro e escreveu os monólogos representados pelas atrizes Fernanda Maia, Patrícia Vazquez, Regina Gutman, Pollyanna Rocha e Cris Rudolph, que separadamente entram em cena e dizem textos que foram dramatizados a partir de histórias verídicas escritas a Xinran Xue quando ela tinha um programa de rádio homônimo ao nome da peça. A história contada por essas mulheres tem em comum a ausência de um sentimento que elas não tiveram correspondido por parte de um ente querido, tornando-as, por assim dizer, semelhantes a muitas mulheres que por algum motivo já estiveran na mesma situação que elas se encontram.

A iluminação de Russinho, magnífica por sinal, contribui para a beleza e graciosidade da peça. Os figurinos de Samuel Abrantes indicam ao espectador o que esperar de cada história a ser contada, além de fomentar a imaginação do público a respeito de cada personagem representada pelas atrizes. A trilha sonora de Paulo Carvalho, que por vezes emite sons que lembram o momento em que se está sintonizando uma estação de rádio, faz o espectador pensar que cada história contada em cena também estaria sendo narrada pelas mesmas mulheres no programa de rádio para qual mandavam cartas contando suas histórias de vida. A direção de Fábio Porchat, em cada cena, se mostra refinada e pontual....Que ele continue assim, experimentando coisas novas e realizando espetáculos com a mesma elegância que Palavras na Brisa Noturna.

SERVIÇO:

Sede da Cia. Dos Atores

Endereço: Rua Manoel Carneiro, 12
Telefone: 2242-4176
Horário: Sábado, domingo e segunda às 20h
Lotação: 60 lugares
Preço: R$20,00


Temporada até final de agosto